Seguro de Vida para produtores rurais: coberturas e vantagens

17 de maio de 2022

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quem trabalha na zona rural está sujeito a uma série de riscos, principalmente quando se lida com tratores e outros equipamentos agrícolas. Por isso, fora os riscos envolvendo a produção, é preciso pensar nas ameaças as quais o próprio agricultor está exposto. Diante disso, considerar a contratação de um seguro de vida pode ser uma boa decisão.

Mas engana-se quem pensa tratar de um seguro comum. A principal vantagem do seguro de vida do produtor rural é que ele pode servir para amortizar ou liquidar ações de crédito que tenham sido contratadas para custeio ou investimento na produção. Ou seja, é possível contratar uma apólice que garanta o pagamento da dívida em caso de morte ou invalidez.

A maioria das seguradoras oferece, também, apoio financeiro para despesas de sepultamento e documentação. Além de outros benefícios que podem ser utilizados pelo próprio produtor.

Vantagens do Seguro de Vida

1. Pagamento de dívidas de crédito rural

No ambiente rural, é muito comum a contratação de crédito para investir na propriedade ou mesmo custear a produção. Por essa razão, conforme explicamos, o seguro de vida do produtor rural liquida as dívidas adquiridas com um banco ou qualquer outro tipo de financiador. Assim, em caso de morte ou invalidez, a família não precisará dispor de recursos para quitar tais pagamentos. Mas, claro, a vigência desse tipo de apólice é limitada ao período do financiamento.

2. Segurança e estabilidade aos dependentes financeiros

Em caso de morte natural ou acidental do agricultor, os beneficiários da apólice irão receber o valor estipulado no momento da contratação do seguro para resguardá-los financeiramente. Dessa maneira, será possível garantir mais tranquilidade para seguir a vida.

3. Cobertura para invalidez por acidente

O seguro de vida também oferece pagamento de indenização em casos nos quais o segurado fica inválido por acidente, seja total ou parcialmente. O trabalho nas propriedades rurais pode ser bastante perigoso, por isso, essa cobertura é tão importante.

4. Reembolso de despesas com saúde

No momento da contratação do seguro de vida é possível adicionar a cobertura de Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas (DMHO). Com ela, o segurado garante o reembolso de gastos com saúde e fica despreocupado para cuidar do seu bem-estar.

5. Auxílio funeral

Em caso de falecimento do produtor rural, seja de forma natural ou devido a acidente, a seguradora cuida da prestação direta do serviço de sepultamento ou do seu reembolso. Com essa cobertura, seus familiares não precisarão se preocupar com questões financeiras e burocráticas em um momento tão delicado.

6. Indenização isenta de impostos

As indenizações do seguro de vida não têm cobrança de impostos. Isso significa que o valor acordado no momento da contratação da apólice será pago na íntegra para os beneficiários. Não são descontados Imposto de Renda nem Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCM) – que, geralmente, é deduzido quando são feitas partilhas de herança.

7. Pagamento não depende de inventário

Outra vantagem do seguro de vida para o produtor rural é que as indenizações não entram em inventário. Independentemente de esse documento ser feito ou não, os beneficiários da apólice receberão a quantia determinada, em até 30 dias após o sinistro.

8. Qualquer pessoa pode ser beneficiário

Vale destacar, ainda, que o pagamento do seguro de vida poder ser destinado a qualquer pessoa e não necessariamente a um familiar ou herdeiro legal. Sendo assim, o agricultor pode destinar um valor de indenização para o filho, por exemplo, e, ao mesmo tempo, solicitar que um empregado de confiança também seja beneficiado.

Como escolher a indenização do seguro de vida?

Dica: Ao escolher o valor da indenização do seguro de vida, busque um número próximo a 60 vezes da renda familiar mensal. Isso porque, estima-se que levamos cerca de 60 meses (cinco anos) para nos ajustar financeiramente a imprevistos como a perda de um provedor.

Como contratar um seguro de vida?

Contratar um seguro de vida é fácil e pouco burocrático. Também não é preciso dispor de muito dinheiro para isso, uma vez que a apólice pode ser negociada de acordo com o perfil do produtor, além de personalizada segundo as suas necessidades.

ARTIGOS RELACIONADOS
Seguro Agrícola ganha reforço com nova norma da Susep

Seguro Agrícola ganha reforço com nova norma da Susep

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

Plano Safra 2025/2026: o que muda para esse ano

Plano Safra 2025/2026: o que muda para esse ano

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME