Proteção para todos: meninos também podem ser vacinados contra HPV

05 de janeiro de 2017

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde acaba de incluir meninos de 12 e 13 anos na vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A expectativa é imunizar 3,6 milhões de garotos em 2017. Homens de 9 a 26 anos, portadores do vírus HIV, causador da síndrome da imunodeficiência adquiria (AIDS), também podem tomar a vacina, desde que tenham indicação médica.

A mudança no calendário de vacinação de 2017 pretende proteger os adolescentes no início da vida sexual contra os cânceres de pênis, ânus e garganta, e também reduzir o índice de verrugas genitais. Até 2020, a vacinação será estendida a meninos de 9 a 13 anos.

Novidades também para as meninas

Agora, as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar as duas doses indicadas poderão receber a vacina. Estima-se que cerca de 500 mil garotas estejam nessa situação, já que até 2016 a faixa etária feminina atendida era de 9 a 13 anos.

Desde o início da vacinação gratuita, 5,7 milhões de brasileiras já foram imunizadas contra o vírus que é o principal causador de doenças como o câncer de colo de útero, vagina, vulva, ânus, além de inflamações uterinas e verruga genitais.

Foram adquiridas 6 milhões de doses este ano e todos os postos de vacinação estão abastecidos para atender a população. A vacina será igual para ambos os sexos, do tipo quadrivalente, oferecida ás meninas desde 2014 e que protege contra os quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) mais agressivos. Para receber a vacina, meninas e meninos devem comprovar a idade.

ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME