Um levantamento feito pela consultoria Robert Half revelou que o número de colaboradores satisfeitos com o pacote de benefícios está caindo: 63% em 2021 para 50% no ano seguinte.
Do outro lado, a maioria das equipes de RH enfrenta o desafio de equilibrar expectativas. Elas sabem que os benefícios podem ser a chave para atrair e reter talentos, mas geralmente estão atadas à gestão operacional.
Nesse conflito entre estratégia e operação, a experiência tem mostrado que sai na frente quem é capaz de se adaptar às melhores práticas de mercado.
Compreender tendências e comportamentos é o primeiro passo para garantir competitividade
Ter a visão dos benefícios que as empresas do mesmo segmento e região estão oferecendo, além de conhecer novos produtos, será essencial para oferecer um pacote atrativo.
Contar com uma boa rede de contatos nesse processo será um diferencial. Essa rede de relacionamentos irá ajudar você a acompanhar como os tomadores de decisão estão fazendo para garantir que o RH seja mais competitivo.
Faça pesquisas, reuniões individuais ou use ferramentas de feedback para obter insights sobre a opinião dos funcionários. Leve em consideração fatores como idade, cargo e plano de carreira.
Mas cautela na hora de interpretar todas essas informações. Algumas descobertas poderão parecer relevantes, mas na prática terão pouco ou nenhum efeito nos seus objetivos. Por isso é importante saber evitar pegadinhas.
Benefícios flexíveis são bem-vistos, avalie essa opção
Todo benefício tem um valor diferente para cada pessoa que irá usá-lo. Então, tornar o pacote de benefícios menos rígido pode ser uma tática vitoriosa para melhorar a experiência dos colaboradores e, de quebra, otimizar a operação.
Nossa experiência na Oktuz mostra que ter a opção de personalizar o pacote de benefícios pode economizar até 60% do tempo do RH em processos operacionais.
Certifique que as pessoas conheçam as oportunidades disponíveis para elas
Muitos funcionários estão cientes do que recebem de benefícios, mas poucos conseguem mensurar a sua remuneração total. Assim que possível, implemente um formato simples e dinâmico para os trabalhadores acompanharem todos os componentes (salário, bônus, benefícios etc.).
Oferecer mais e sem custo também é uma possibilidade. Considere turbinar o pacote de benefícios com vantagens significantes para os funcionários por meio de descontos exclusivos e parcerias. A sua corretora de seguros, por exemplo, pode ajudar na negociação de apólices individuais e familiares.
Mantenha uma comunicação regular sobre os benefícios e estabeleça um canal aberto para o RH receber feedback ou tirar dúvidas. Afinal, um pacote maravilhoso não faz milagre se não for relevante para os funcionários.
Estude, entenda o comportamento dos profissionais e do mercado no qual sua empresa está envolvida.
Artigo baseado na apresentação “Cinco dicas matadoras para ter um pacote de remuneração aderente às necessidades dos funcionários”.