Dengue, chikungunya e zika: número de casos preocupa

08 de maio de 2019

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Cresceram – e muito – os casos prováveis de dengue, chikungunya e zika no Brasil neste início de ano. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registradas 244.068 ocorrências no país até meados do mês de março – um aumento de 176% em relação a 2018, quando foram registrados para o mesmo período 88.296 casos prováveis das doenças.

Diante disso, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) decidiu reforçar as orientações para prevenção dessas três doenças, orientando as operadoras de planos de saúde a buscar medidas que possam ser adotadas junto aos seus beneficiários e prestadores de serviço (hospitais, consultórios, profissionais de saúde etc.).

Além da prevenção, a ANS ainda reforça que, com base no Rol de Procedimentos da agência, os planos de saúde médico-hospitalares devem oferecer exames de diagnóstico em casos de suspeita e tratamento clínico para a dengue, chikungunya e zika. Para esses casos, o tratamento baseia-se no controle dos sintomas e também é integralmente coberto pelos planos.

Exames e procedimentos cobertos pelos planos de saúde:

Dengue
– Testes rápidos
– Sorologia Elisa (IgG e IgM)
– Antígeno NS1
– Hemograma
– Contagem de plaquetas
– Prova do laço
– Dosagem de albumina sérica e transaminases
– Radiografia de tórax
– Ultrassonografia de abdome
– Outros exames, conforme necessidade (glicose, ureia, creatinina, eletrólitos, gasometria, TPAE e ecocardiograma)

Zika
– PCR (Polymerase Chain Reaction)
– Sorologia Elisa (IgG e IgM)
– Teste IgG
*Os exames são assegurados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus e recém-nascidos com malformação congênita sugestiva de infecção pelo zika.

Chikungunya
– Sorologia Elisa (IgG e IgM)

ARTIGOS RELACIONADOS
Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Em 2025, o acesso ao salário-maternidade se tornou mais inclusivo para mulheres autônomas, MEIs, seguradas especiais e contribuintes facultativas. A mudança, implementada pela Instrução Normativa INSS nº 188/25, eliminou a antiga exigência de carência mínima de 10 contribuições.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME