Mudança na lei permite 3 faltas para exame de prevenção do câncer

26 de dezembro de 2018

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Como forma de estimular a luta contra o câncer, trabalhadores com carteira assinada poderão se ausentar por até 3 (três) dias, a cada 12 (doze) meses, para a realização de exames de prevenção da doença, sem desconto no salário. Isso graças a uma alteração na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que entrou em vigor no dia 18/12/18.

A Lei nº 13.767/18 é quem acrescenta um inciso no artigo 473 da CLT, responsável por tratar das possibilidades de ausência do empregado sem prejuízo no salário. No caso de falta para a realização de exames de prevenção ao câncer, o trabalhador deverá comprovar a finalidade desse procedimento para não ter o salário descontado.

Ao todo, a lei prevê até 12 (doze) situações em que o empregado pode se ausentar do serviço sem prejuízo do salário, como nos casos de casamento, nascimento de filho e doação voluntária de sangue, entre outras – a relação completa consta no artigo 473 da CLT.

ARTIGOS RELACIONADOS
Licença-maternidade passa a ser contada após alta hospitalar

Licença-maternidade passa a ser contada após alta hospitalar

A partir da sanção da Lei nº 15.222/2025, em 29 de setembro, o período de internação da mãe ou do recém-nascido não será mais descontado da licença-maternidade. Agora, em casos de hospitalização superior a 14 dias, o início da contagem dos 120 dias de afastamento passa a valer apenas após a alta hospitalar, considerando a data mais tardia entre mãe e bebê.  

Planos de Saúde passam a cobrir novos medicamentos para Lúpus

Planos de Saúde passam a cobrir novos medicamentos para Lúpus

O ano de 2025 trouxe avanços e contradições ao mercado de trabalho. De um lado, setores como tecnologia, saúde, energia renovável e infraestrutura ampliaram contratações. De outro, empresas enfrentam uma crise de engajamento, refletida em desmotivação, absenteísmo e rotatividade elevada. 

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME