ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

02 de setembro de 2025

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A partir de setembro de 2025, pacientes de planos de saúde terão acesso a tratamentos mais modernos, incluindo radioterapia de alta precisão e implante contraceptivo de longa duração. A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 8 de agosto. 

Radioterapia para tumores   

A radioterapia de intensidade modulada (IMRT) passa a ter cobertura obrigatória para adultos com tumores do canal anal. A técnica permite maior precisão no tratamento, preservando tecidos saudáveis, aumentando as chances de sucesso e reduzindo efeitos colaterais. 

Acesso a contraceptivo 

O implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel terá cobertura obrigatória para todas as pessoas entre 18 e 49 anos. A medida oferece uma opção de prevenção de gravidez de longa duração, reforçando a autonomia no planejamento reprodutivo. 

Nova terapia em avaliação 

A ANS também analisou o transplante de membrana amniótica, indicado para queimaduras de pele, mas a decisão foi adiada. O procedimento ainda depende de ajustes no Sistema Nacional de Transplantes e nos protocolos técnicos do Ministério da Saúde. 

Impacto para beneficiários 

O Rol da ANS define os procedimentos que os planos devem cobrir. Com essas atualizações, os beneficiários ganham acesso a tratamentos alinhados às melhores práticas clínicas e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

 

ARTIGOS RELACIONADOS
ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

Nos últimos anos, o ESG – sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) – deixou de ser apenas uma pauta de sustentabilidade para se tornar um pilar nas relações de trabalho.  

Atualmente, o tema começa a ganhar espaço nas negociações sindicais e acordos coletivos, exigindo que os departamentos de Recursos Humanos atuem de forma mais proativa e alinhada às novas demandas sociais. 

Lei amplia crédito consignado para trabalhadores do setor privado

Lei amplia crédito consignado para trabalhadores do setor privado

Em 2025, o acesso ao salário-maternidade se tornou mais inclusivo para mulheres autônomas, MEIs, seguradas especiais e contribuintes facultativas. A mudança, implementada pela Instrução Normativa INSS nº 188/25, eliminou a antiga exigência de carência mínima de 10 contribuições.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME