4 dicas para sua empresa prevenir os danos ambientais

15 de dezembro de 2022

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Atualmente, com a temática de ESG em alta, cada vez mais empresas têm reconhecido a importância da responsabilidade ambiental. Diante disso, boa parte das companhias buscam por estratégias para evitar e reduzir potenciais danos ao meio ambiente.

Adotar medidas preventivas garante não só a integridade ecológica como a reputação da empresa.

A importância da prevenção aos danos ambientais

Toda empresa pode ser responsabilizada por danos ambientais. No entanto, cada organização possui um risco específico de acordo com as atividades que desempenha. Vez ou outra acompanhamos episódios de companhias responsabilizadas judicialmente por este problema.

Incêndio no Alemoa

Um dos casos aconteceu em 2015, no terminal portuário Alemoa, em Santos, litoral Sul de São Paulo. O incêndio durou 8 dias e atingiu tanques de gasolina e etanol da empresa Ultracargo.

Quatro anos após o acontecimento, foi assinado um acordo de R$67,3 milhões pelos danos ao meio ambiente. Segundo a investigação, o fogo provocou o vazamento de líquidos que contaminaram os manguezais da região, além dos gases tóxicos lançados na atmosfera.

Este é apenas um dos casos de grande repercussão. Porém, qualquer comprovação de que uma empresa cause impactos ambientais pode ser levada à Justiça. Com isso, a companhia sofre prejuízos enormes, seja de forma direta ou indireta.

Como fazer a prevenção dos danos ambientais?

Mapear a geração de resíduos: O mapeamento é uma ferramenta importantíssima na gestão de lixo e contribui para evitar os seus impactos. Com a técnica é possível avaliar quais as fontes que desperdiçam matéria prima; qual a melhor forma de descartar os resíduos gerados; e quais alternativas para a sua redução.

Entender o tipo de resíduo gerado: A classificação do resíduo é o primeiro passo para as empresas evitarem o prejuízo ambiental. A organização precisa conhecer o tipo de lixo gerado para dar a destinação final adequada.

Reciclagem: Fazer a reciclagem de resíduos também é uma ótima tática de ESG. Dessa forma, os produtos descartados dão origem a novos objetos e diminui-se a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza.

Sustentabilidade: Parte das organizações optam também por desenvolver hábitos sustentáveis. Ou seja, garantir a reposição ou conservação dos recursos naturais, de forma que a empresa não prejudique o ecossistema. Empresas que gastam muito papel, por exemplo, tendem a incentivar o reflorestamento de árvores.

Os benefícios de um Seguro Ambiental

É importante ter consciência de que mesmo seguindo todos os protocolos de prevenção, ainda existe a possibilidade de um acidente ambiental.

Ter um seguro para danos ambientais resguarda a companhia de multas e demais punições que podem ser aplicadas judicialmente em casos de acidentes. As coberturas deste serviço envolvem custos e despesas com limpeza do local afetado, danos corporais e materiais, entre outras funções.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME