Como o Monitoramento de Cargas ajuda no Programa de Gerenciamento de Riscos?

11 de maio de 2023

Independentemente do tipo de segmento, toda empresa que trabalha com o transporte de mercadorias precisa estar atenta com os riscos do trajeto. Diante disso, boa parte das organizações têm aliado a tecnologia ao gerenciamento logístico.

“Não existe segurança infalível, entretanto, as ações preventivas contribuem para que os delitos não aconteçam”.

O monitoramento de cargas, por exemplo, permite que a transportadora faça o acompanhamento da mercadoria durante toda a operação do transporte. No entanto, este processo exige uma gestão minuciosa, a qual vamos conhecer melhor ao longo do artigo.

 

Monitoramento de Cargas e Rastreamento de Frotas: Entenda as diferenças

 

É comum que aconteça confusão no entendimento de ambos os processos. Isso ocorre, pois um está contido no outro. Ou seja, o monitoramento de frota é baseado no rastreamento dos veículos, porém com o adicional de algumas ferramentas proporcionadas pela análise dos dados de posição salvos do rastreador.

 

Sendo assim, por que fazer o monitoramento de cargas?

 

O monitoramento é considerado uma das principais soluções em gerenciamento de riscos e obtenção de informações logísticas. Os programas de computador compilam, em tempo real, as informações sobre as rotas utilizadas pelos veículos, os pontos de apoio, as áreas de risco, os lugares de entrega, os locais de abastecimento, fiscais, pedágios e postos de polícia rodoviária.

Com isso, as transportadoras e gerenciadoras de risco conseguem atuar com maior agilidade na identificação de problemas no trajeto, além de prevenir acidentes, novas ocorrências ou possíveis sinistros, como o roubo de cargas. A organização também pode ter acesso a informações, como:

 

• Paradas devidas e indevidas;

• Controle de pernoite;

• Movimentação da carga do ponto A ao ponto B;

• Desvios de rota;

• Comportamento do motorista.

 

O impacto do monitoramento no atendimento ao cliente

 

Os problemas ao longo do transporte podem ter consequências graves para a empresa, sejam eles financeiros ou reputacionais. Por isso, uma das principais preocupações das companhias de logística é a avaliação do cliente.

O monitoramento de cargas implica justamente no nível de satisfação dos consumidores. Contar com este processo aumenta a segurança, tanto do veículo quanto da carga transportada. O software auxilia a central a identificar eventuais desvios de rota e perceber a ocorrência de furtos ou roubos de carga.

Além disso, as seguradoras costumam oferecer descontos para empresas que praticam adequadamente a gestão do monitoramento logístico.

 

Contribuição para a construção do Plano de Gerenciamento de Riscos

 

A cultura da gestão de riscos visa a continuidade das operações de maneira saudável com baixa exposição e máxima segurança. No entanto, é importante que a empresa também invista em treinamento e capacitação da equipe para que as informações coletadas sejam interpretadas de forma eficaz.

Quer saber mais, veja nosso artigo abaixo sobre como sua organização pode prevenir perdas ao longo do transporte de mercadorias.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME