HPV: quem pode tomar a vacina?

21 de setembro de 2017

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) é de três doses da vacina, com intervalo de dois e seis meses a partir da primeira aplicação, para meninos e meninas de 9 a 10 anos. Pessoas de 11 a 19 anos não vacinadas devem seguir a mesma indicação. Dos 20 aos 59 anos, a vacinação é conforme critério médico.

Na rede pública, a vacina é oferecida gratuitamente para meninos entre 11 e 14 anos e meninas de 9 a 14 anos, sendo duas doses, com intervalo de seis meses entre as aplicações. Quem tem de 9 a 26 anos e passou por transplantes de órgãos sólidos e medula óssea, está em tratamento oncológico ou é portador do vírus HIV também tem direito à vacinação.

Existem dois tipos de vacina disponíveis no mercado. A bivalente, que protege contra os tipos 16 e 18 do vírus, mais relacionados aos casos de câncer de colo de útero. E a quadrivalente, que protege contra mais outros dois tipos, 6 e 11, relacionados aos cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, esta última também previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento. A quadrivalente é a vacina oferecida pelo SUS.

Verifique a cobertura vacinal do seu plano ou o posto de saúde mais próximo para colocar suas vacinas em dia.

ARTIGOS RELACIONADOS
Como as vacinas realmente funcionam?

Como as vacinas realmente funcionam?

Vacinas são desenvolvidas de diferentes formas, depois de identificado qual o antígeno. O importante é que o imunizante não cause a doença.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME