Em janeiro de 2021, a consultoria McKinsey conduziu uma pesquisa sobre como as empresas podem se organizar melhor para o futuro. Segundo os autores do estudo, toda a experimentação realizada sugere que as empresas preparadas para um cenário incerto pós-crise possuem três características em comum:
- Elas sabem o que são e o que representam;
- Operam com foco na velocidade e na simplicidade;
- Crescem tornando-se mais capazes de aprender e inovar.
O RH pode ajudar a promover mudanças positivas nessas três áreas-chave. Mas, hoje, vamos nos concentrar no primeiro ponto: a identidade. Continue a leitura logo abaixo.
Como o RH pode se organizar melhor para o futuro
Sabemos que as organizações que atuam com propósito têm maiores chances de gerar valor significativo no longo prazo, o que pode levar a um melhor desempenho financeiro, maior engajamento dos funcionários e mais confiança do cliente.
Com isso em mente, os consultores da McKinsey discutem maneiras de como o RH pode repensar processos para tornar palpáveis os significados do propósito, do valor e da cultura organizacionais:
O propósito não é uma escolha, mas uma necessidade
O departamento de RH desempenha um papel importante ao assegurar que a organização esteja vivenciando seu propósito e seus valores. Ele pode articular e servir de modelo para as mentalidades e atitudes individuais desejadas, ligadas aquilo que se pretende alcançar.
Para isso, é preciso identificar “momentos importantes” na cultura da empresa e traduzir o propósito em um conjunto de normas e comportamentos. O RH pode garantir mudanças claras nos processos de contratação e capacitação, determinando as características de um colaborador “dedicado ao propósito” – e incorporar esses atributos ao planejamento do recrutamento, desenvolvimento e sucessão.
Além disso, pode incorporar métricas definidas pelo propósito às decisões sobre remuneração e desempenho. Como exemplo a consultoria cita a Seventh Generation, fabricante de produtos de limpeza e higiene pessoal, que incorporou metas de sustentabilidade a fim de tornar-se uma empresa de “desperdício zero” até 2025.
Pense a fundo sobre talentos
Para vincular talento a valor, os melhores profissionais devem ser alocados para funções críticas, conforme os planos estratégicos da organização.
Isso significa deixar de lado abordagens tradicionais dependentes da hierarquia e exige a realização de um exame disciplinado sobre onde a empresa cria valor e qual é a contribuição dos melhores talentos.
Para tornar essa mudança possível, os autores do estudo sugerem que o RH construa capacidade analítica para avaliar dados e, com isso, contratar, desenvolver e reter os melhores funcionários. Por exemplo, para envolver os líderes de negócios em uma revisão periódica dos talentos, eles podem desenvolver dashboards semiautomáticos que monitorem as métricas mais importantes dos cargos mais críticos.
Crie a melhor experiência possível para os funcionários
Uma experiência melhor para os funcionários resulta em maior produtividade. E o RH tem papel crucial na formação dessa experiência ao atuar como um agente facilitador e coordenador de um ambiente autêntico e motivador, que se vale do propósito da empresa para fortalecer o desempenho individual, da equipe e da própria organização.
Isso se tornou ainda mais importante durante a pandemia, quando as organizações precisaram se empenhar para melhorar o ânimo das equipes e construir mentalidades positivas.
As organizações podem contribuir ajudando a fortalecer funções estratégicas do RH, para que o departamento se torne arquiteto da experiência dos funcionários, incluindo a capacitação de equipes para medir e compreender esse conhecimento e utilizar a tecnologia de forma eficaz.
Fortaleça a liderança e a capacidade de mudar
A cultura é o alicerce da empresa e, por isso, uma mudança deve ser conduzida por líderes claramente visíveis, de forma consistente. A probabilidade de uma transformação bem-sucedida, dessa maneira, é cinco vezes maior quando os líderes adotam, eles próprios, as mudanças de comportamento que pedem aos funcionários.
Para fortalecer a identidade da organização, faça as seguintes perguntas:
- Como desenvolver um senso de propósito que tenha impacto tangível em nossas escolhas estratégicas e em nossas maneiras de trabalhar?
- Como identificar os cargos onde atuam nossos melhores talentos e fazer com que eles se concentrem na criação de valor?
- Como adquirir um entendimento sistêmico e baseado em dados da nossa saúde organizacional?
Essas tendências, embora não sejam novas, estão agora se aproximando do ponto de inflexão. Os diretores de RH, por sua vez, devem transformar suas próprias organizações de recursos humanos para ajudar a liderança.