Quais são as regras para contratar um Seguro Rural?

30 de março de 2023

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Além de ser um poderoso mecanismo financeiro para a cobertura de eventos climáticos (seca, excesso de chuva, geadas, vendavais, entre outros), os seguros rurais podem cobrir perdas nas diversas etapas do processo de produção. Além disso, o produto oferece suporte até mesmo em situações de prejuízos causados por roubo e custo das operações de financiamento. 

Ao gerenciar essas perdas, o seguro garante a continuidade dos negócios, trazendo segurança e equilíbrio para todos aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva agropecuária: incluindo fornecedores, cooperativas, revendas de insumos, instituições financeiras, fundos de investimentos, comércios e prestadores de serviços em geral.  

Qual modalidade de Seguro Rural devo contratar? 

Muitas vezes, o produtor já ouviu falar sobre seguro rural, mas não conhece as possibilidades que existem dentro deste mercado. De antemão, é importante reiterar que o seguro pode (e deve) ser dimensionado para atender cada realidade. 

Uma vez que no agronegócio temos uma infinidade de possibilidades e formatos produtivos, cada produtor opta pela apólice que melhor se adequa ao seu orçamento e à sua realidade. Por isso é tão importante a consultoria de uma corretora de seguros especializada, que possa direcionar a melhor modalidade de seguro.

Além disso, há incentivos do Governo Federal e de alguns governos estaduais, que subvencionam a contratação do seguro rural por entender a importância estratégica do agronegócio para o Brasil. 

Existem soluções no mercado para mais de 70 tipos de cultura, incluindo grãos, frutas, hortaliças e outros tipos de plantações. O seguro rural contempla também a atividade pecuária, a aquicultura, o patrimônio do produtor e sua família.

Qual a cobertura de cada modalidade do Seguro Rural? 

Entre as principais modalidades do seguro rural, podemos destacar o seguro agrícola, o pecuário, o aquícola, o florestal, o seguro de penhor rural e o seguro de vida do produtor. Cada uma destas modalidades possui suas particularidades e devem ser analisadas por suas regras e características individuais. 

Para entender as regras gerais da contratação de seguro rural, é preciso primeiro compreender qual a cobertura de cada modalidade. 

  • Seguro agrícola – Esta modalidade cobre a planta durante seu ciclo em campo, desde o plantio até a colheita. É uma categoria extremamente importante para cobertura de prejuízos causados por eventos climáticos, como raio, ventos fortes, seca, chuvas abundantes, granizo, entre outros. É utilizado também para assegurar o faturamento. Em caso de variação da produção ou oscilação dos preços de comercialização, a receita das vendas continua protegida. Atualmente, é a modalidade de maior destaque no seguro rural do Brasil. 
  • Seguro pecuário – Este produto cobre prejuízos causados por morte ou adoecimento de animais destinados ao consumo ou produção (bovinos, aves, suínos, entre outros), englobando as fases de cria, recria e engorda. 
  • Seguro penhor rural ou patrimonial – Cobre perdas ou danos causados em construções, instalações, veículos, máquinas e equipamentos diretamente relacionados às atividades agrícola, pecuária, aquícola ou florestal. Pode incluir produtos agrícolas (depois de colhidos ou estocados) e produtos pecuários, a depender da apólice contratada. 
  • Seguro florestal – Protege contra perdas decorrentes de incêndio, doenças, pragas e eventos meteorológicos, garantindo o pagamento de indenização pelos prejuízos causados nas florestas identificadas e caracterizadas na apólice. 
  • Seguro aquícola – Garante indenização por morte e outros riscos inerentes à animais aquáticos (peixes e crustáceos, por exemplo) em consequência de acidentes e doenças, incluindo tempestades, inundações, pestes, poluição, algas, roubos, entre outros. 
  • Seguro de vida do produtor – Esta modalidade é destinada a produtores em débito de crédito rural. Esse seguro amortiza ou liquida o empréstimo em caso de morte do segurado. Logo, o beneficiário é o agente financiador e a vigência da apólice é limitada ao período do financiamento. 

Ainda existe a possibilidade de o produtor escolher o seguro do tipo riscos nomeados ou multirrisco. No seguro de “riscos nomeados”, o produtor define os eventos contra os quais quer proteger sua produção. Já no multirrisco, a cobertura é mais ampla e pode amparar o custeio da plantação ou a produtividade prevista.

Viu só como o seguro rural é amplo e possui diversas modalidades que podem se adequar à sua realidade enquanto produtor rural?

Principais regras para contratação do Seguro Rural 

Você já ouviu falar do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR)? É um programa que oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal. Dentro do Plano Safra, um valor é destinado à subvenção do seguro rural.

Para que você se beneficie do Seguro Rural com a subvenção do governo, é preciso conhecer as regras do Plano Trienal do Seguro Rural 2022-2024 que dão as diretrizes do programa. Os principais pontos estão destacados na imagem abaixo. 

Como podemos observar, para o triênio 2022/2024, tivemos a simplificação e o aumento dos limites financeiros, maior subvenção para o milho verão e milho 2ª safra (safrinha), além de maior apoio aos seguros de mais de 60 culturas.

Outro ponto importante nas regras do seguro para o triênio 22/24, é que o percentual de subvenção ao prêmio, que podia ser de 20%, 25%, 30%, 35% ou 40% a depender da modalidade, da cultura e do tipo de cobertura contratada, passará a ser de 20% ou 40%. 

Novas regras

De acordo com as novas regras, todas as modalidades e culturas terão o percentual fixo de 40%, exceto a cultura de soja e o seguro paramétrico, que manterão o percentual fixo de 20%, como já ocorria na regra anterior. 

Outra novidade foi o aumento do valor do limite por grupo, que passou para R$60 mil. O limite anual total não foi alterado, permanecendo o valor de R$120 mil por beneficiário. 

Além disso, outro ponto importante é que todas as apólices seguradoras precisam ter a indicação da área segurada com o polígono completo por georreferenciamento, com o objetivo de aumentar a confiabilidade nos dados e possibilitar o mapeamento das operações contratadas com o apoio do PSR. Antes dessa medida, a área segurada era demonstrada apenas com um ponto na propriedade. 

Política de incentivo

Dando continuidade à política de incentivar a oferta e contratação do seguro rural nas Regiões Norte e Nordeste, será aplicado nos anos de 2023 e 2024, um percentual de subvenção ao prêmio diferenciado de 30% para a cultura da soja e 45% para as demais atividades.  

E para incentivar a sustentabilidade nas operações agropecuárias, em contratações de seguro rural de 2023 e 2024, o produtor que contratou um financiamento de investimento do ABC (Programa da Agricultura de Baixo Carbono) nos últimos anos ou em 2022, e que esteja com o contrato vigente em final de dezembro do ano passado, poderá acessar em 2023 uma subvenção diferenciada em relação a subvenção tradicional, que é de 20% para soja e 40% para as demais atividades. 

A contratação do seguro rural pode ser feita por meio de uma corretora. Qualquer pessoa física ou jurídica que cultive espécies contempladas pelo programa pode solicitar a contratação. Invista agora mesmo no seguro da sua atividade rural!

ARTIGOS RELACIONADOS
Seguro Agrícola ganha reforço com nova norma da Susep

Seguro Agrícola ganha reforço com nova norma da Susep

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

Plano Safra 2025/2026: o que muda para esse ano

Plano Safra 2025/2026: o que muda para esse ano

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME