Um dos produtos que minha empresa comercializa deu problema. E agora?

27 de janeiro de 2023

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Não é difícil encontrar notícias de produtos que deram defeito logo após a sua comercialização. Nesta semana, por exemplo, um celular explodiu dentro de uma clínica no interior do Paraná. Apesar do susto, ninguém se feriu. 

Este caso ajuda a explicar que, mesmo depois do produto ser entregue ao consumidor, os riscos para o fabricante ainda existem. No entanto, nesta situação, há uma cadeia de outras empresas que podem ser responsabilizadas pelo ocorrido. 

É preciso avaliar como foi a distribuição do produto, o transporte e, por fim, a forma como foi armazenado na loja que o comercializou. Ou seja, diante deste cenário, uma série de outros fatores precisam ser levados em consideração para decidir o que de fato aconteceu.

Minha empresa pode ser penalizada no pós-venda?

Se for comprovado que a empresa teve participação em algum processo que causou dano ao consumidor, sim. Seja um alimento contaminado, um aparelho eletrônico que deu problema, itens pessoais danificados, entre outros. 

Fato é que, dependendo do produto e do defeito que ele apresentar, pode comprometer a integridade física ou até mesmo a vida do consumidor. Nesses casos, a gestão de riscos torna-se parte essencial do processo de vendas.

Os principais riscos do pós-venda 

Erro de fórmula: imagine um produto para a pele cuja fórmula foi modificada por equívoco durante a fabricação. Este erro pode trazer danos à saúde e prejuízos estéticos irreparáveis para quem o comprou.

Defeito de fabricação: nesta situação podemos enquadrar casos semelhantes ao que mencionamos no início do texto. Um produto eletrônico que, devido a uma falha em um de seus componentes, pode ocasionar um acidente doméstico.

Erro de embalagem: já falamos aqui sobre quando alguns produtos precisaram ser retirados das prateleiras por erro nas informações de seus rótulos. Este é um risco comum na indústria alimentícia.

Sendo assim, muitas empresas buscam se resguardar de prejuízos financeiros no caso de ações judiciais motivadas por essas falhas. É com o Seguro de Responsabilidade Civil que as organizações garantem a continuidade dos negócios, mesmo diante das crises.

O que é o Seguro RC Produtos?

Este seguro faz parte do segmento de Responsabilidade Civil. O RC Produtos pode ressarcir o segurado dos valores que ele for condenado a pagar em função de danos a terceiros, causados por produtos fabricados ou distribuídos por ele.

Quem pode contratar o Seguro RC Produtos? 

Organizações de diversos segmentos podem ter essa proteção: setor de alimentos, bebidas, vestuários, cosméticos, perfumaria, tecnologia, daí em diante. Além disso, as coberturas abrangem diferentes tipos de produtos e podem oferecer suporte para várias empresas. 

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