Com o avanço das ferramentas de inteligência artificial, muito se fala sobre os benefícios que essa tecnologia pode trazer para as empresas e a carreira dos profissionais. Agora, os números comprovaram as percepções.
Uma recente pesquisa da Universidade de Stanford e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), instituições referência em tecnologia, apontou que o uso da inteligência artificial generativa (como é o caso do ChatGPT) pode aumentar a produtividade em até 14%.
De acordo com os dados, funcionários novos na função a ser realizada concluíram as atividades 35% mais rápido com o uso da IA em comparação com aqueles que não tiveram o suporte da tecnologia.
O uso da inteligência artificial na rotina corporativa
O estudo também mostrou que o uso da inteligência artificial melhora a satisfação dos clientes com o serviço, o que faz os funcionários ficarem mais tempo em seus cargos, diminuindo a rotatividade. É por tais benefícios que mais de 75% das empresas já buscam implementar inteligência artificial em seus negócios, como mostrou outro estudo, feito pelo Fórum Econômico Mundial.
Segundo o levantamento, treinamentos sobre inteligência artificial e big data devem ser priorizados por quase metade (42%) das empresas nos próximos cinco anos.
Mais facilidade para o setor de Recursos Humanos
Os avanços em robótica e Inteligência Artificial (IA) estão impulsionando a fronteira da capacidade das máquinas em todas as facetas dos negócios e da vida. No RH não é diferente.
A tecnologia passou a ser aplicada com eficiência em direções que não achávamos antes possível, como na análise comportamental, nos processos de recrutamento e admissão, além da gestão de benefícios e gestão de saúde.
O big data, por exemplo, com sua gama de dados gerenciais, possibilita uma visão profunda da saúde organizacional, favorecendo o desenvolvimento de programas de bem-estar e suporte aos colaboradores. Existem ferramentas que já facilitam a compreensão do momento atual, como as desenvolvidas pela Oktuz. Elas oferecem uma visão sistêmica ao RH, o que torna possível antecipar situações e avistar desvios nos processos ideais para, então, agir rapidamente.
Autonomia nos processos
Com processos mais assertivos, descentralizados e integrados, o RH pode se colocar na vanguarda e contribuir para o alcance de metas da organização. Esses profissionais podem pensar no futuro, olhar para fora e antecipar demandas que impactariam os negócios, além de endereçar essas questões internamente, com autonomia, para que a empresa tenha sustentabilidade a longo prazo.