No dia 18/09, a AgroGalaxy, uma das principais redes de varejo de insumos agrícolas do Brasil, apresentou um pedido de recuperação judicial. Trata-se de um passivo total de R$3,7 bilhões e US$160 milhões.
Após a divulgação deste acontecimento, a relevância do Seguro de Crédito voltou a ser destaque por desempenhar papel significativo em situações como essa.
Como funciona o Seguro de Crédito na prática?
Em resumo, o seguro garante ao credor (a sua empresa) o recebimento de uma indenização caso o seu cliente (empresa devedora) atrase ou fique inadimplente em relação ao produto comprado.
“Isso é particularmente importante para companhias que dependem de vendas a prazo, pois o não pagamento pode impactar o fluxo de caixa. Caso o cliente não pague a dívida, a empresa segurada recebe uma indenização, que correspondente aos Limites previamente pactuados com a seguradora”, explica Fernanda Bulsoni, Superintendente de Linhas Financeiras da It’sSeg – Acrisure.
Este seguro também é aliado da gestão de riscos financeiros das organizações que o contratam. “A seguradora fará a análise de crédito de cada cliente e, com isso, as empresas podem ter maior facilidade em obter financiamentos, pois os bancos veem a cobertura como uma forma de mitigação de risco”, complementa a superintendente.
Como é feita a análise de riscos do Seguro de Crédito?
Antes de emitir a apólice, a seguradora faz a análise detalhada do perfil de crédito dos clientes da empresa segurada. Isso inclui a avaliação da saúde financeira, histórico de pagamento e a capacidade de honrar as dívidas.
Dessa forma, a seguradora consegue mensurar qual o valor passível de proteção durante a operação e estabelece o Limite Garantido para cada cliente.
“É possível que a empresa comercialize para os seus clientes um valor maior do que a seguradora estipulou como risco coberto. Porém, caso algo dê errado, a indenização corresponderá àquilo que a seguradora estipulou, de acordo também com o Limite de Máximo de Indenização pactuado”, ressalta Fernanda.
Sinistro e indenização do Seguro de Crédito
Na apólice desta modalidade de Seguro, ficará determinado qual será o prazo máximo de limite para o seu cliente efetuar o pagamento. Se a empresa não quitar o débito dentro deste período, começa uma expectativa de sinistro.
“Esgotada as negociações entre o segurado e cliente, dentro de um prazo máximo de prorrogação que a seguradora estipula, nasce a notificação de sinistro, onde a seguradora fará as tentativas de acordo. Terminado este prazo, também determinado na apólice, iniciam-se os trâmites de pagamento do sinistro”, esclarece a superintendente.
Após o pagamento do sinistro, a seguradora se sub-roga e inicia as cobranças junto a empresa devedora.
Benefícios do Seguro de Crédito
Proteção Financeira: Garante fluxo de caixa estável mesmo em caso de inadimplência de clientes;
Melhoria na Gestão de Crédito: Fornece práticas para uma melhor gestão de riscos financeiros;
Facilidade de Financiamento: Empresas seguradas podem obter melhores condições de financiamento, pois o seguro de crédito reduz o risco para os credores.
Expansão de Negócios: Permite às companhias expandirem suas vendas com mais confiança, mesmo em mercados de maior risco.
“O seguro de crédito pode ser usado por empresas que possuem uma carteira com, 5, 10, 30, 100 empresas ou até mais. As organizações que atuam com uma gama alta de clientes precisam estar mais atentas ao risco de inadimplência por parte de algum deles. Nessas situações, pode-se observar a relevância deste seguro”, finaliza a superintendente.