Entenda a síndrome que afastou 24 mil trabalhadores em 2023

28 de fevereiro de 2024

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No Brasil, as lesões por esforço repetitivo (LER) são algumas das principais causas de afastamento do trabalho. Entre as ocorrências mais habituais estão a tendinite, a mialgia, a bursite, e vários outros quadros.

No entanto, no ano passado, a síndrome do túnel do carpo afastou 24.002 colaboradores. O índice, divulgado pelo Ministério da Previdência Social, revelou um aumento de 33,15% nas ocorrências deste problema, se compararmos com o mesmo período de 2022.

O que é a Síndrome do Túnel de Carpo?

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antônio Carlos da Costa, esclarece que esta é uma das lesões mais comuns para quem passa muito tempo digitando, bem como os profissionais que atuam na área da construção ou manufatura. 

“A síndrome surge a partir da compressão do nervo mediano, que passa dentro de uma estrutura chamada túnel do carpo. Esse nervo controla a sensibilidade da palma dos dedos da mão, com exceção do dedo mínimo, e manda impulsos para os músculos que movem o polegar”.

Quais são os sintomas?

O principal indício da síndrome é a sensação de formigamento, que se manifesta geralmente à noite, além de dor, que pode ser intensa a ponto de acordar a pessoa. 

“A evolução do quadro dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples, como pregar um botão ou colocar a linha em uma agulha, segurar e pegar objetos, amarrar os sapatos e até distinguir o quente do frio”, salienta Antônio.

Outros problemas por esforço repetitivo

Mais enfermidades que impactam as mãos, ligadas ao esforço repetitivo, são a sinovite e a tenossinovite. Em 2023, elas foram as causas responsáveis pela concessão de 6.922 benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), alta de 20,9% na comparação ao ano anterior.

“A sinovite é a inflamação da membrana sinovial, tecido que reveste a parte interna das articulações, responsável por produzir o líquido sinovial. Ele serve para lubrificar a articulação e prevenir o desgaste das cartilagens”, comenta o presidente da SBCM. 

Já a tenossinovite é um tipo de inflamação que afeta a bainha tendinosa ou bainha tendínea, um tecido que cobre os tendões e que facilita o movimento e a conexão dessas estruturas com os músculos e ossos.

Como prevenir as lesões por esforço repetitivo?

Uma das recomendações para quem trabalha muito tempo no computador é fazer uma pequena pausa após 25 minutos de digitação. 

“Não é recomendado utilizar apoio de punho ao manusear o teclado, pois aumenta o risco de provocar compressão nos nervos dessa região. Ao digitar, você deve manter os pulsos ligeiramente levantados. Os apoios são projetados para permitir o repouso confortável do punho durante as pausas”, ressalta o presidente.

Alongamentos com as mãos podem ajudar na prevenção, desde que seja acompanhado por um especialista. “Complicações dessas lesões podem ser permanentes. Por isso, a principal orientação é buscar atendimento ao primeiro sinal de desconforto”, conclui.

Todos os pacientes com lesões por esforço repetitivo devem ser afastados do trabalho?

De acordo com a gravidade pode ser, sim, necessário o afastamento do trabalho. Em casos menos graves, o funcionário é colocado em uma nova função durante o tratamento, afastando-o dos fatores causadores e/ou agravantes.

Fevereiro é o mês oficial de combate às LER

O dia 28 de fevereiro é conhecido como o Dia Mundial de Combate às LER/Dort. As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) são algumas das principais causas de afastamento dos funcionários no Brasil. Sendo assim, é importante que as organizações façam a conscientização e prevenção destas ocorrências. 

Em nosso portal, a fisioterapeuta e integrante da equipe de promoção de saúde da It’sSeg, Arlete Arnaldo esclarece detalhadamente como abordar esses assuntos nas empresas, assim como prevenir o surgimento de casos em sua população. Confira!

LER/DORT: Dúvidas e dilemas

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME