Gerenciadora de riscos: Como a contratação impacta no transporte de cargas?

18 de setembro de 2023

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com a sinistralidade existente no Brasil, aliada a necessidade de se obter informações logísticas em tempo integral, contratar uma gerenciadora de riscos é fundamental para o negócio do transporte de cargas. 

Além disso, invariavelmente as empresas que atuam neste setor (Transportadores, Embarcadores, Operadores Logísticos) serão obrigadas a utilizar alguma ferramenta ou serviços disponibilizados pelas gerenciadoras.

Por isso, neste artigo, vamos acompanhar algumas dicas que devem ser observadas na hora da contratação. 

 

O que levar em consideração ao contratar uma gerenciadora de riscos?

Antes de tudo, consulte a sua seguradora. Atualmente, temos no mercado um protocolo vigente de auditoria que a gerenciadora deve realizar de dois em dois anos. Este protocolo, elaborado pela comissão de gerenciamento de riscos da Fenseg, elenca 256 itens mínimos que a gerenciadora precisa atender para atuar no mercado.

Mas, mesmo após a aprovação nesta auditoria, realizada por consultores e auditores independentes, cada seguradora ainda tem a prerrogativa de referenciar ou não a gerenciadora para seus segurados. Portanto, por meio do seu corretor, consulte se a empresa com quem está negociando é referenciada na sua seguradora.

Além disso, leve outros pontos em consideração no momento de contratar uma gerenciadora de riscos.

1. Visite a gerenciadora

É importante que antes da contratação, se visite a sede da mesma. Normalmente é feito o contrário – o comercial da gerenciadora de riscos visita o cliente final, faz uma apresentação, proposta e a negociação prossegue. 

No entanto, é fundamental conhecer as instalações da gerenciadora de riscos, entender seu porte, o cuidado interno, funcionários, história, para que você forme uma ideia se aquela organização encaixa com a sua empresa.

 

2. Busque referências

Busque por referências no mercado, junto a própria gerenciadora, mas não deixe de buscar em outras fontes, como corretor e clientes que trabalham com essa empresa. Estas informações são muito importantes para a formação da opinião final. 

 

3. Pense no pós-venda

É de suma importância que fique claro como se dará o atendimento no dia-dia da operação. Dependendo do tamanho das operações, as gerenciadoras de risco comercializam o atendimento por meio do gerente de contas que deve atender todas as demandas do dia-dia, bem como avaliar os riscos, indicadores e propor planos de ação de melhorias. 

Para o caso de operações pequenas, esta necessidade não existe. Sendo assim, é necessário que se saiba como e quem vai atender as demandas dentro da gerenciadora.

 

4. Confira se a gerenciadora oferece treinamentos

Item importantíssimo. Aqui falamos dos treinamentos para motoristas, responsáveis pelo transporte, reciclagens, etc. 

É fundamental que a gerenciadora tenha vários tipos de treinamentos para combater os desvios da operação, como a utilização correta do rastreador, chegando ao treinamento de prevenção de acidentes e roubos.

 

5. Veja se ela oferece software de informações logísticas

Costumamos dizer que uma operação de sucesso vem de um rastreamento bem feito. Quando o cliente final tem o controle destas ferramentas, os riscos diminuem e se tem uma economia operacional importante. Veículos disponíveis, diárias, escoltas, atrasos, desenvolvimento das viagens, final de viagem, tudo pode ser controlado com esta ferramenta.

 

6. Observe se a gerenciadora fornece programas de prevenção de acidentes

Já falado no item treinamentos, mas o programa é algo mais abrangente que vai desde treinar inicialmente os motoristas, passando pelo monitoramento destes profissionais durante as viagens, reciclagens, premiações, entre outros.

Fato histórico no gerenciamento de riscos é que a curva dos acidentes é mais acentuada do que a curva de roubos, ou seja, é um grande perigo que não pode ser deixado de lado.

 

7. Pense na contratação como um investimento

Deixei propositalmente esse item por último. Não chamo este processo de custo, pois ele deve ser o último fator de comparação na contratação. Tenham a certeza de que se o plano de gerenciamento for bem feito, com uma gerenciadora de riscos eficiente, com as ferramentas necessárias, o retorno é garantido.

Texto escrito por Tony Geraldes, consultor em gerenciamento de riscos na It’sSeg

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